go back

O Protocolo Bredesen é esperança de cura ou é alarme falso para os para os pacientes com Alzheimer?

Marco Aurélio Gomes Veado

4 min read

January 17, 2025

No artigo de hoje, o assunto será o "Protocolo Bredesen", um programa que promete a reversão integral da Doença de Alzheimer. Esperança de cura ou outro falso alarme?

O protocolo foi desenvolvido pelo Dr. Dale Bredesen e se trata de uma série de mudanças no estilo de vida do paciente. tais como:

  • ingestão controlada de suplementos dietéticos
  • intervenções direcionadas para reduzir a inflamação neural
  • detox do corpo
  • aumento da imunidade
  • otimização gradual da saúde cerebral

O programa foi amplamente divulgado no livro, "O Fim do Alzheimer", que virou bestseller. Os defensores do protocolo apontam como prova da sua eficácia outros três estudos de autoria de Bredesen que abordam casos reais de pacientes que apresentaram melhoras significativas no aspecto cognitivo de quem adotou o protocolo.

Image generated by AI (Freepik)

Por essas e outras, é oportuno analisar os pontos positivos e os pontos negativos do Protocolo Bredesen:

Pontos Positivos

  1. Abordagem Personalizada: O Protocolo de Bredesen se destaca por causa de seu enfoque personalizado. Ele reconhece que a doença de Alzheimer não tem uma única causa e, portanto, uma abordagem única não será eficaz para todos. O protocolo avalia diversos fatores como inflamação, níveis hormonais, nutrição e toxinas para criar um plano de tratamento individualizado.
  2. Importância da Prevenção: Um dos maiores méritos do Protocolo de Bredesen é a ênfase na prevenção da doença. Ele incentiva intervenções precoces antes que os sintomas de demência se tornem graves. Isso inclui mudanças na dieta, exercícios, monitoramento do sono e controle de estresse, benéficos não apenas para a saúde cerebral, mas para o bem-estar geral.
  3. Evidências de Eficácia: Estudos preliminares mostram resultados promissores, com alguns pacientes relatando melhora nos sintomas cognitivos. Este protocolo, aliás, é uma das poucas intervenções que demonstrou um grande potencial na reversão do declínio cognitivo nos estágios iniciais e intermediários.
  4. Abordagem Integrativa: O protocolo combina práticas de medicina convencional e alternativa, proporcionando uma abordagem mais holística. Isso inclui o uso de suplementos nutricionais, desintoxicação e otimização de funções corporais, visando a saúde cerebral a longo prazo.

Pontos Negativos

  1. Complexidade e Custo: Implementar o Protocolo de Bredesen pode ser trabalhoso e caro. Além do mais, o protocolo requer uma série de exames médicos detalhados e uma dedicação rigorosa para seguir as recomendações do plano que é personalizado. O seu alto custo pode ser proibitivo para muitas pessoas, tornando-o inacessível para muita gente, principalmente, para a população mais pobre.
  2. Falta de Estudos de Longo Prazo: Embora existam estudos preliminares promissores, são poucos os estudos empíricos para validar a eficácia do Protocolo de Bredesen. Ou seja, a falta de dados robustos em ensaios clínicos controlados limita a pesquisa e seus resultados, bem como a aceitação por parte da comunidade médica tradicional.
  3. Adesão Difícil: A adesão ao protocolo não é uma questão simples para grande parte dos pacientes, principalmente, para os mais idosos. A mudança drástica do estilo de vida exige sacrifício, o que dificulta o cumprimento dos requisitos à risca. O monitoramento tem que rigoroso, caso contrário, a desistência será alta por parte dos pacientes.
  4. Potencial de Efeitos Colaterais: Como o protocolo envolve uma variedade de suplementos e intervenções, existe o risco de efeitos colaterais, pois existe o problema de cada organismo reagir diferentemente um do outro numa determinada medicação ou suplemento. Por isso, o acompanhamento médico é vital para o sucesso do programa.

Conclusão

Não se questiona o lado revolucionário do Protocolo Bredesen, ainda que a comunidade científica não tenha aceitado integralmente o programa.

Mesmo assim, trata-se de uma abordagem inovadora e promissora no tratamento e prevenção do Alzheimer.

Não custa repetir que, antes de tudo, os familiares do paciente devem consultar profissionais de saúde para avaliar a viabilidade da aplicação do protocolo, tendo em vista suas condições de saúde, a fim de evitar imprevistos. Medidas preventivas pontuais são, pois, absolutamente vitais para garantir a sua integridade física.

Em suma, o Protocolo Bredesen precisa de validação científica para ser aplicado em larga escala e ser aceito como uma solução definitiva no tratamento da doença de Alzheimer.

Assista o vídeo sobre este assunto aqui.

Não se esqueça de se inscrever em nossa Newsletter mensal.

Sign up for our monthly newsletter!

Get the latest information and inspirational stories for caregivers, delivered directly to your inbox.

MCI and Beyond
AboutBlogContactFAQ
YouTubeTwitterFacebookInstagramLinkedIn

© 2025 MCI and Beyond. All rights reserved.