Marco Aurélio Gomes Veado
3 min read
•
January 3, 2025
MCI and Beyond escolheu os melhores tratamentos alternativos para demência para este ano de 2025. Todos estão voltados na constante melhora da qualidade de vida do paciente, tratando dos sintomas e focando sempre na saúde cerebral que irá reverberar na vitalidade física e mental do paciente.
Embora não curem a demência, essas práticas podem complementar os tratamentos médicos e proporcionar benefícios holísticos. Como cuidadora ou cuidador, pratique essas atividades diariamente com seu paciente - caso eles ainda não o façam - e verá os resultados positivos em pouco tempo! Vale a pena!
Devem ser regulares (por exemplo, caminhada, natação) podem melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro, apoiar a função cognitiva e reduzir o risco de declínio adicional.
Gerencia distúrbios do sono, como insônia ou apneia do sono, pode melhorar a memória, o humor e a função cognitiva geral.
Atividades como quebra-cabeças, exercícios de memória ou jogos personalizados para o cérebro podem ajudar a manter a agilidade mental.
Ouvir músicas familiares ou participar de atividades musicais pode melhorar o humor, a recordação de memórias felizes e a interação social.
Compartilha experiências passadas usando fotos, músicas ou itens pessoais pode estimular a memória e reduzir a ansiedade.
Podem reduzir o estresse e melhorar o foco e o bem-estar emocional.
Movimentos suaves combinados com exercícios de respiração podem melhorar o equilíbrio, a flexibilidade e a clareza mental.
Reduz a agitação e promover o relaxamento nos pacientes com demência.
Encontrados no óleo de peixe, podem melhorar muito a saúde cerebral e reduzir a inflamação.
Melhora consideravelmente a circulação e a função cognitiva, embora as evidências sejam mistas.
Possui efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes benéficos para a saúde cerebral.
Restabelece prováveis deficiências de outros nutrientes podendo ajudar na função cognitiva.
Importante: Consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplemento para evitar interações com medicamentos.
Participação frequente nas atividades em grupo, fazer trabalho voluntário ou manter interações sociais regulares pode reduzir a solidão e o declínio cognitivo. Atividades como arte-terapias ou terapias com animais podem estimular o engajamento e reduzir a ansiedade.
Além de tratar diversas dores de origem física ou mental, essa técnica milenar pode melhorar a função cognitiva e aliviar sintomas como ansiedade e depressão.
Óleos essenciais como lavanda, alecrim e melissa podem ajudar a reduzir a agitação e melhorar o humor e a qualidade do sono.
Gadgets ou dispositivos e aplicativos projetados para melhorar o monitoramento e aumentar a segurança do paciente com demência, dando suporte à sua memória, comunicação e aprimorando as rotinas diárias, além de ajudar na sua independência.
É oportuno e importante enfatizar que essas terapias variam em termos de efeito de paciente para paciente porque cada um pode reagir diferentemente a elas. Por isso, recomenda-se sempre passar pelo crivo do médico para sua aprovação ou não.
Em outras palavras, os tratamentos devem ser adaptados às necessidades e preferências individuais.
O importante é que o paciente se sinta bem e se responda da melhor forma possível a esses tratamentos alternativos.
Dessa forma, é certo que o ano de 2025 será bem divertido e feliz para todos!
Repetir não custa: seja criativa ou criativo e permita que a felicidade seja a constante na vida de seu paciente!
Sign up for our monthly newsletter!
Get the latest information and inspirational stories for caregivers, delivered directly to your inbox.